Como escanear negativos coloridos: um vídeo

Neste vídeo faço explico como escanear negativos coloridos (c-41) e encontrar a cor correta das fotos utilizando o programa VueScan, qualquer scanner, Lightroom e Photoshop. Vou mostrar exclusivamente como transformar o negativo em um arquivo digital usando um scanner.

A ideia central de todo filme é que uma luz seja projetada por ele pra que a imagem possa ser copiada. Por isso, todo scanner que possui a função de digitalizar negativos possui dois mecanismos.

  • Em lado do scanner deles a luz passa para iluminar a transparência
  • Do outro lado o sensor do scanner passa fazendo o registro da imagem gravada no filme

Você precisa igualmente de um fundo iluminado se você você vai fotografar seus negativos com uma DSLR ao invés de utilizar um scanner.

Como interpretar negativos coloridos

Para digitalizar os negativos coloridos da maneira como ensino e encontrar a cor correta, é necessário que você saiba editar fotos no Lightroom.

As etapas em suma:

  1. Scan do quadro em formato .dng RAW direto do scanner com todas as informações;
  2. processamento deste arquivo RAW no Lightroom para gerar um JPEG de alta resolução sem contraste;
  3. finalização do contraste e ajuste fino de tons no Photoshop.

Não é a solução mais elegante, mas funciona muito bem na hora de digitalizar negativos. Principalmente para quem já domina o Lightroom e não quer aprender a operar outro software. Sobretudo se este software servir só para usar o scanner.

O segredo é principalmente não mudar demais a exposição original do negativo. Filmes infelizmente não funcionam como um arquivo RAW digital. Sobretudo ao tentar clarear ou escurecer demais, caso em que todos os tons serão distorcidos.

Como escanear negativos

Certamente o vídeo é um pouco longo, mas espero que ao fim de vídeo você consiga entender como escanear negativos coloridos.


Se você caiu aqui de paraquedas e nem sabia que ainda se usavam câmeras analógicas, talvez você queira saber porque fotografar com câmeras analógicas.

Conheça meu curso de fotografia analógica. Clique aqui para ver

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *