Folia de Reis: documentário Folia Infinita

Ano passado a Camila Lima, participante ativa da paróquia do bairro Santos Reis (a famosa Maiada), comentou da impossibilidade de se realizar a Festa de Santos de Reis, a famosa Folia de Reis, tão tradicional no bairro devido à pandemia.

Nos juntamos (eu e os fotógrafos Gui Soares e Fred Oliveira) dispostos a fazer algo para contribuir com a festa. Acima de tudo queríamos que todos pudessem viver um pouco da Folia de Reis dentro de casa, sem precisar se aglomerar como de costume.

Tivemos o prazer de conhecer dois ternos de folia de reis em Montes Claros. Eles gentilmente nos acolheram em seu meio com nossas câmeras (eu no vídeo, Gui nas fotos). Registramos um pouco dos ensaios e das vidas dessas pessoas.

Dessa forma o bairro amanheceu com murais de fotografias dos foliões feitas pelo Gui e diagramadas pelo Fred Oliveira espalhados pelas ruas. Nossa visita ainda resultou neste documentário que você pode assistir aqui.

Nesse meio tempo o trabalho ficou tão legal que acabou virando uma matéria na InterTV, afiliada Globo local. Clique no link e veja a matéria sobre a Folia de Reis no G1.

Seu Zé, chefe de um terno de folia de reis em Montes Claros, no Bairro Santos Reis (Maiada)
Foto: Gui Soares

O que é a Folia de Reis?

Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *