Como revelar filmes preto e branco em casa

Como revelar filmes Preto e Branco em casa

Se você não sabe, eu costumava ter uma loja onde vendia químicos para revelação para filmes p&b. Na loja havia um link para um PDF onde eu descrevia como revelar filmes preto e branco usando meus químicos (ou de outro fabricante) em casa. Em outras palavras, este artigo é uma versão atualizada daquela tabela.

Fiz uma live mostrando como revelar fimes em casa. Assista acima!

Como resultado de vários pedidos, decidi transferir o passo a passo da loja para um post aqui no blog, na intenção de ajudar fotógrafos que queiram fazer sozinhos a revelação de filmes preto e branco em casa.

Porque não falarei aqui da revelação de filmes coloridos? Porque o processo C-41 é bem mais complexo de se fazer em casa. Todavia minha recomendação é que você sempre envie para um laboratório.

Como revelar filmes preto e branco em casa
Alguns filmes P&B em espirais de revelação

A ideia geral é que você possa processar todos os seus negativos P&B em casa com toda qualidade possível, sem precisar gastar muito, assim como eu faço.

A minha técnica é uma mistura dos métodos analógicos com os digitais. Portanto, revelo meus filmes P&B e depois faço a digitalização utilizando um scanner próprio.

Esta digitalização também pode ser feita fotografando o negativo com uma câmera contra um fundo iluminado. Sob o mesmo ponto de vista, ambos métodos geram um arquivo digital possível de ser tratado no Photoshop ou Lightroom.

Negativo escaneado e digitalizado com a borda do negativo
Negativo digitalizado fotografando o negativo contra superfície retroiluminada.

Por isso não abordarei aqui a etapa de ampliação do negativo, onde fazemos a cópia em papel.

O que preciso para revelar filmes

Além dos químicos você precisará de alguns itens básicos para montar um laboratório em casa e revelar seus filmes. Veja abaixo:

  1. Tanque de revelação e espiral: não tem como fugir deste. Você precisa adquirir um tanque e espiral para revelar seus negativos. Tanto os de metal como os de plástico são bons, mas os de plástico são mais fáceis de se utilizar. Os da Paterson são excelentes.
  2. Termômetro: controlar a temperatura é muito importante na revelação P&B.
  3. Recipientes para os químicos: comece a colecionar garrafas para estocar seus químicos e para utilizar durante a revelação. Qualquer garrafa serve (plástico também), mas vidro escuro é preferível. Gosto das garrafas de vidro de suco de uva integral, aquelas encontradas em supermercados.
  4. Ebulidor e geladeira: como vivemos em um país tropical, recomendo deixar os químicos guardados na geladeira junto com a água a ser utilizada nas misturas. Por outro lado, na hora de revelar, retire da geladeira e deixe atingir a temperatura ideal ou acelere o processo com o ebulidor.
  5. Cronômetro: um celular já serve. Utilize-o para controlar o tempo dos químicos em contato com o filme no tanque.
Saiba quais químicos ideais para processar seus filmes preto e branco

Recomendações antes de começar sua revelação

Além disso, deixo mais algumas recomendações válidas para como revelar filmes preto e branco, mas também vale para revelar qualquer tipo de filme.

  1. Estoque todos os químicos na geladeira. Em ambiente frio eles terão maior vida útil. Isto também vale para seus filmes. Adicionalmente, evite garrafas que não possuam boa vedação contra entrada de ar na tampa.
  2. Vai funcionar se você fizer todo o processo de maneira relapsa, mas se seguir as instruções a risca, terá um processo mais perfeito e com menos surpresas.
  3. Se possível, use luvas de borracha para não tocar nos químicos. Na hora de misturar químicos em pó, utilize máscara para não respirar partículas suspensas.
  4. A cozinha é o melhor lugar para revelar seus negativos. Nela você tem uma geladeira e uma pia, duas coisas indispensáveis na hora de revelar.
  5. Não tenha medo! Revelar seus filmes em casa não é um bicho de sete cabeças. Pode parecer complicado no começo, mas quando fizer o processo algumas vezes verá que tudo é mais simples!

Saiba qual é o seu filme antes de começar

Talvez você queira anotar qual é o seu filme e qual é o seu revelador de escolha antes de começar a revelação.

Não há como revelar filmes preto e branco sem saber estas duas informações pois cada revelador em conjunto com o tipo de filme resultam em tempos diferentes de revelação.

Exemplo de filme revelado com o kodak D23
No exemplo acima, o revelador D23 foi escolhido, o que permitiu um contaste menor, e transição de tons mais suave.

Neste artigo não entrarei aqui em detalhes sobre tipos de revelador e seus efeitos nos filmes P&B. Este assunto certamente daria uma aula enorme por si só.

O revelador mais comum é o D76, mas em geral todos os reveladores oferecerão descrições técnicas sobre suas características e uso na embalagem.

Passo-a-passo para revelar seus filmes P&B

Tempo médio total (sem contar secagem): 25 minutos.

Talvez você queira imprimir este passo-a-passo e colar na parede antes de começar a revelar seus filmes. No começo pode ser um pouco difícil lembrar a ordem de cada passo dos químicos para revelação.

1. Molho – 2 minutos

Preparação opcional do filme para revelação mais uniforme. Encher o tanque com agua da torneira e aguardar o tempo indicado após agitação inicial.

2. Revelador – tempo variável

Posteriormente agite continuamente nos primeiros 60 segundos depois agite por 10 segundos a cada 1 minuto ou 10 segundos a cada 3 minutos para menor contraste e maior nitidez e aumente 40% no tempo de revelação. Saiba o tempo de seu revelador e filme através da tabela de tempos de revelação do Digital Truth.

3. Interruptor – 30 segundos

Agite continuamente com interruptor ácido durante 30 segundos ou durante 1 minuto com água. Importante: ao utilizar água, seu fixador se esgotará mais rápido no futuro.

4. Fixador – 2 a 10 minutos

Agite continuamente durante 30 segundos e então por 5 segundos a cada 30. A partir de 40% do tempo de fixador você pode abrir o tanque para ver a aparência do filme.

Fixe até o filme ficar completamente claro, sem tonalidade magenta ou com tonalidade pouco magenta. Por outro lado, se o filme estiver muito rosa, deixe por mais tempo ou utilize um fixador novo. A cada uso, aumente em 10% o tempo de fixação para o próximo filme.

5. Enxágue

Lave o filme por 30 segundos em água corrente.

6. Removedor de Hipossulfito – 1 a 2 minutos

Agite o tanque por 30 segundos iniciais e depois por 5 segundos a cada 30 segundos.

7. Lavagem – 3 a 5 minutos

Encha e esvazie o tanque pelo número de vezes indicado ao lado. Se o filme apresentar tom rosado ou magenta, lave mais vezes ou passe novamente pelo Hypo Clearing Agent e repita a lavagem. O filme deve ter cor final monocromática, preto e branco.

Exemplo de filme preto e branco sujo mal lavado - filmes p&b
Exemplo de filme preto e branco mal lavado, cheio de manchas
8. Anti humectante – 1 a 2 minutos

Para minimizar manchas na secagem, utilize o químico PhotoFlo (serve químico secante de lava-louças). Assim, agite por 5 segundos a cada 30 segundos.

9. Secagem

Em local livre de poeira, pendure o filme em um varal e coloque pregadores no ponta debaixo para que o filme seque esticado. Espere até que o filme fique completamente seco.

Conheça meu Curso de Fotografia Analógica.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *